sábado, 12 de novembro de 2016

Próxima temporada.

Já vem chegando a hora de preparar os peixes para o inverno e selecionar as matrizes para a próxima temporada.
Os Edonishikis já estão com quase 7 meses, ainda não tenho certeza sobre o sexo deles mas já escolhi alguns, assim como os Blue-Ranchus. 
O Momiji-Ranchu que ganhei este ano do Sensei Nakagawa finalmente está junto agora da fêmea que é um ano mais velha, esse é o único par de Momiji que eu tenho, isso me deixa meio aflito, espero que dê tudo certo.
Além desses também tenho os Sakura-Nishiki e Chocolate-Ranchu que também pretendo reproduzir por conta própria.
Eu não desisti dos Albino-Ranchu nem do Black-Ranchu, mas preciso encontrar boas matrizes primeiro.

Meu sonho de aprimorar as espécies de Ranchu até atingir o nível dos Ranchus tradicionais ainda está muito longe de se realizar mas, sinto que estou indo no caminho certo.

E sem esquecer dos Izumo-Nankins, única espécie que não é Ranchu e eu não consigo abrir mão de criar.

Aqui no vídeo estão alguns dos Edonishikis e Blue Ranchu deste ano, no final tem o par de Momiji.




quarta-feira, 9 de novembro de 2016

2016 Kantou Sairin Kai

No domingo passado, dia 6 de novembro, participei no concurso anual do Kantou Sairin Kai na província de Kanagawa. Quem já me acompanha sabe que é uma associação de criadores de Azumanishiki e Edonishiki. Apesar de gostar muito eu não crio Azumanishiki, então só participo com Edonishikis. Levei apenas 3 peixes, pensei em levar os que foram premiados em Hamamatsu e em Yatomi mas desisti pois acredito que o primeiro objetivo da associação seja atingir as formas do Ranchu tradicional para depois aperfeiçoarmos as cores. Tanto em Hamamatsu como em Yatomi 2 dos meus 3 peixes foram premiados, então levei o que não havia ganho nada junto de mais outros 2, e deu muito certo, o que até então não tinha prêmio ficou com o quinto lugar e mais outro ficou com o nono dentro de dez premiados.
Fiquei muito contente com o resultado pois no ano passado não ganhei a premiação especial que é dada até o quinto lugar.
Essa associação ainda é bem nova, principalmente na ala de Edonishiki, mas já ficou bem claro o progresso que todos os membros tiveram apesar das dificuldades nessa espécie.
Neste ano infelizmente tivemos a perda de nosso presidente, Sr Oguri. Ainda lembro da primeira vez em que fui assistir uma reunião da associação e fui muito bem recebido por ele e também os demais associados, a linhagem de peixes do Sr Oguri será mantida por vários membros. Tenho orgulho de tê-lo conhecido pessoalmente, eu gostaria muito que ele tivesse visto meus peixes deste ano mas, bem, quem sabe ele tenha visto de algum lugar

No vídeo abaixo estão os Edonishikis premiados na ordem do primeiro ao décimo. Espero que gostem.

sábado, 5 de novembro de 2016

2016 All Japan Ranchu Show

No dia 3 de novembro fui assistir o concurso anual da associação nacional de criadores de Ranchu do Japão.
Durante o decorrer do ano são realizados concursos em toda parte do país, sendo que existem 3 divisões regionais: Oeste, Central e Leste. A cada ano uma região fica encarregada de sediar o evento, neste ano foi a vez da Divisão do Leste, então foi realizado na cidade de Tóquio.
Desta vez foi no Parque Shiba, bem ao lado da Tokyo Tower.

Fomos num ônibus do grupo de amigos da região de Hamamatsu. Nada melhor do que ir conversando a respeito de Kinguios até ver os Ranchus.

Os peixes são inscritos junto da apresentação de fotografia para não haver erro, depois são avaliados e pontuados um a um; os mais bem pontuados vão para a escolha final onde são definidas as colocações para então serem colocados nas bacias dos premiados. Até esse ponto é tudo fechado para o público, só quando estão todas as bacias completas é que podemos ver os peixes, todos querem ver os campeões, daí forma-se uma fila enorme, mas vale a pena pois o nível dos peixes alinhados é fascinante.

Logo que se alinharam os premiados das 3 categorias, ainda estava sendo dado o aviso de que era proibido filmar ou fotografar, para que todas as pessoas ali presentes pudessem apreciar todos os peixes, como era regra, passei pelas 3 filas só admirando, já mais perto do final do evento não havia mais fila e então entrei novamente, consegui filmar mas apenas os 16 primeiros de cada categoria e assim que passei começou a retirada dos peixes.

Categoria Oya


                                         
Categoria Nisai

Categoria Tousai



Nesse ano mais uma vez meu amigo Andou Hiroshi teve sucesso, ele obteve o título de Nishi Oozeki na categoria Tousai, além de outros 2 peixes também premiados e mais 1 na categoria Oya, são 2 anos consecutivos como Oozeki sendo que já é a terceira vez em que ele consegue esse feito. Nishi-Oozeki 2013 e 2016, Higashi-Oozeki 2015, sendo que em 2014 ele não participou.
Parabéns pelo resultado!


Para quem gosta de Ranchu, seja do tipo tradicional ou não, este é um evento imperdível.
 Quem tiver a chance deve comparecer pois vale realmente a pena.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Ranchus e suas variações

Até hoje já tive uma grande variedade de kinguios, começando pelos Demekins(telescópios), depois Ryukins, Orandas e outros tantos mas, assim como muitas pessoas que já conheci, quando vi um Ranchu pela primeira achei horrível, só que agora admiro tanto que é impossível passar um dia sequer sem pensar neles.
O Ranchu é um dos peixes mais apreciados que conheço, sua variação de cores é grande e a maioria delas é reconhecida como uma espécie, pois traçaram por diferentes cruzamentos até serem criadas. O "Rei dos Kinguios" como é chamado o Ranchu tradicional é o mais famoso, existem associações de criadores de Ranchu no Japão inteiro, algumas delas com mais de cem anos. Os criadores competem todos os anos para criar o melhor Ranchu do Japão, o Ranchu tradicional já tem as formas ideais, o que torna as competições mais elevadas, mas a busca da perfeição é contínua.
As cores no Ranchu tradicional podem ser vermelha, laranja, amarela e branca, sendo que dependendo de cada combinação de cores ou em que parte do corpo que aparecem, recebem um nome diferente, e se eu for explicar aqui vai ficar longo demais, talvez numa outra postagem eu entre nos detalhes dessa espécie, na postagem de hoje só quero apresentar algumas variações de Ranchu, desde o tradicional até outras espécies.

As fotos abaixo foram copiadas na internet.



Vermelho
Vermelho e Branco,  "Sarasa"
Redcap, "Tancho"
Cabeça vermelha, "Menkaburi"
Branco

Branco
Amarelo, "Ougon"
Cálico, "Edonishiki"
Mistura de escamas comuns e transparentes no padrão
 vermelho e branco, "Sakuranishiki"

Preto e Branco
Azul e Branco, "Hagoromo-Ranchu"


Azul, "Ao-Ranchu"

Marrom, "Cha-Ranchu"

Preto, "Kuro-Ranchu"

"Kirin-Ranchu"
Preto e Laranja, "Tora-Ranchu"
Preto e Amarelo, outro "Tora"
Todas escamas transparentes, "Momiji-Ranchu"
Albino, "Albino-Ranchu"

O meu maior sonho é aprimorar todos esses tipos até atingir os padrões do Ranchu japonês tradicional, algo que com certeza é muito difícil e demorado mas, pretendo tentar mesmo assim, afinal imaginem só todas essas espécies nadando num mesmo lago!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Vigésimo terceiro concurso Kingyo Nippon Ichi Taikai

O domingo foi bem intenso, devido a ansiedade não consegui dormir direito e já estava acordado às 2:30 da madrugada, aproveitei então para checar meus peixes (1Edonishiki adulto, 3Edonishikis filhotes e 1Hagoromo Ranchu filhote) e embalei todos, carregar tudo sozinho até o carro não foi fácil, às 6:00 passei na criação do meu amigo Andou Hiroshi para pegar os peixes que tinha combinado com ele (1 Ranchu filhote e 1Azuma Pérola filhote), saindo de lá fui até a cidade de Hamamatsu onde me juntei com um grupo onde estava também o Sensei Nakagawa e fomos juntos para Yatomi.
Já no local do evento encontrei vários amigos que sempre estão presentes nesses concursos, inclusive o Oda-san, um mestre na criação de Edonishiki. Depois de soltar os peixes nas devidas bacias também pude conversar com muitas pessoas. Logo se deu início a avalição dos peixes adultos, aqui vou explicar mais ou menos como é feita a avaliação lá, os membros do júri escolhem os 5 melhores peixes dentro de uma espécie e depois fazem uma votação secreta com pontuação para cada um dos 5, determinando assim desde o primeiro ao quinto colocado pela soma de pontos. Somente o primeiro colocado é levado para uma fileira especial onde estarão os vencedores de cada espécie, num total de 28 tanto para a categoria de filhote como a de adulto. Depois de alinhados todos os primeiros colocados, começa uma votação para a escolha de 10 peixes que recebem premiação especial e de dentro desses dez o mais votado é condecorado com o prêmio de campeão geral em cada uma das duas categorias.

Continuando o que estava dizendo mais acima, logo veio o resultado do Edonishiki adulto, o meu peixe ficou na segunda posição e ganhou um prêmio de "brava disputa", um resultado muito satisfatório dentro do nível que apresentavam os demais. Fiquei muito contente pois esse peixe levei também no concurso de Toquio em abril onde ele não obteve nenhuma colocação e no de Shizuoka em setembro onde ficou em terceiro lugar. 


Tivemos um tempo para um pequeno lanche até terminar a avaliação da categoria adulta, quando voltamos já havia começado a parte dos filhotes, bem na hora em que avaliavam os Ranchus, logo vi que um dos 5 era o peixe que levei, terminada a votação ele foi levado como o vencedor da espécie, na mesma hora enviei uma mensagem avisando o meu amigo.


Em seguida vieram várias pessoas parabenizando, e quando percebi já estava na votação do Edonishiki, do local de onde eu estava só deu para ver que dois dos meus peixes estavam entre os 5 melhores, também vi que alguns do Oda-san também estavam. Terminada a avaliação vi o meu peixe sendo levado para a fileira, não conseguia conter minha euforia. Depois de acalmar um pouco pude ver que obtive também a terceira colocação. 



Pouco depois saiu também a colocação do Azuma Pérola em segundo lugar, ganhou também o "brava disputa" e "peixe raro"



O Hagoromo Ranchu infelizmente não conseguiu qualificação, vou ficar devendo uma foto.
Logo começou o júri final para escolher os 10 de cada categoria para a premiação especial, o Edonishiki não conseguiu entrar mas o Ranchu entrou e ainda obteve o primeiro entre todos, tivemos que almoçar às pressas para não nos atrasarmos na premiação.




Esse ano teve número recorde de participação ultrapassando a marca dos 700peixes, torço para que a cada ano esse e outros torneios tenham mais e mais participantes.
Quero aproveitar aqui para agradecer a todos que me acompanham, a todos que por mim torceram, e em especial aos meus grandes mestres Sr Andou por sempre me incentivar e ainda deixar seus peixes à minha disposição, Sr Nakagawa que está sempre me ensinando algum detalhe na criação e manutenção, e Sr Oda que me forneceu as matrizes das quais hoje crio meus edonishikis. Não teria fim minha lista de gratidão aqui.

 


Muito Obrigado!!

domingo, 2 de outubro de 2016

Concurso de Ranchu


Hoje fui ver o concurso anual da "Kin Yuu Kai", uma das mais antigas e tradicionais associações de criadores de Ranchu do Japão. Essa foi a centésima quinta edição do concurso, ou seja, a associação já tem 105 anos.
O concurso é dividido em 3 categorias, "Tousai"(primeiro ano de vida), "Nisai"(segundo ano) e "Oya"(terceiro ano ou mais).
Alguns de meus amigos que participaram obtiveram excelentes resultados, Sr Nakagawa ficou com a nona colocação na categoria Tousai dentro de mais de 200 peixes! E o Sr Andou com a primeira colocação na categoria Oya! Parabéns aos dois !


Sr Andou sentado à direita.



sábado, 1 de outubro de 2016

Edonishiki & Edonishiki

Aqui alguns dos Edonishikis que nasceram em abril, alguns daqui pretendo levar no concurso do Kanto Sairin Kai, mas ainda não tenho certeza.


E aqui os que participaram em Shizuoka, alguns pretendo levar para Yatomi.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Concurso de Shizuoka


No dia 18 passado estive no concurso anual de kinguios na cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka. Levei comigo 3 filhotes de Edonishiki, 1 Edonishiki adulto e 1 Ranchu filhote lá da criação do meu amigo Andou Hiroshi.

Como resultado obtive o segundo lugar com o Ranchu filhote, o terceiro com o Edonishiki adulto, e segundo e terceiro com Edonishiki filhote.


Estes concursos são ótimos para conversar com outros criadores e trocar experiências, além de se divertir vendo lindos peixes torna-se também um grande aprendizado.




Fiquem à vontade para se inscrever no meu canal do youtube.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Quase um ano

Depois de ficar quase um ano sem postar nada resolvi voltar aqui, apesar de ter tido bons resultados em 2015 confesso que o baixo número de acessos e comentários acabaram me desanimando a continuar com esse blog, mas desta vez pretendo continuar de qualquer maneira. O blog continuará aberto para quem quiser comentar.

Bom, nada melhor do que um bom evento para o reinício do blog, pois é, no dia 23 de outubro será realizado o vigésimo terceiro concurso anual "Kingyo Nippon Ichi Taikai" na cidade de Yatomi que fica na província de Aichi no Japão.
Eu estarei lá com certeza, pretendo tirar muitas fotos, então aguardem!