segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Ranchus e suas variações

Até hoje já tive uma grande variedade de kinguios, começando pelos Demekins(telescópios), depois Ryukins, Orandas e outros tantos mas, assim como muitas pessoas que já conheci, quando vi um Ranchu pela primeira achei horrível, só que agora admiro tanto que é impossível passar um dia sequer sem pensar neles.
O Ranchu é um dos peixes mais apreciados que conheço, sua variação de cores é grande e a maioria delas é reconhecida como uma espécie, pois traçaram por diferentes cruzamentos até serem criadas. O "Rei dos Kinguios" como é chamado o Ranchu tradicional é o mais famoso, existem associações de criadores de Ranchu no Japão inteiro, algumas delas com mais de cem anos. Os criadores competem todos os anos para criar o melhor Ranchu do Japão, o Ranchu tradicional já tem as formas ideais, o que torna as competições mais elevadas, mas a busca da perfeição é contínua.
As cores no Ranchu tradicional podem ser vermelha, laranja, amarela e branca, sendo que dependendo de cada combinação de cores ou em que parte do corpo que aparecem, recebem um nome diferente, e se eu for explicar aqui vai ficar longo demais, talvez numa outra postagem eu entre nos detalhes dessa espécie, na postagem de hoje só quero apresentar algumas variações de Ranchu, desde o tradicional até outras espécies.

As fotos abaixo foram copiadas na internet.



Vermelho
Vermelho e Branco,  "Sarasa"
Redcap, "Tancho"
Cabeça vermelha, "Menkaburi"
Branco

Branco
Amarelo, "Ougon"
Cálico, "Edonishiki"
Mistura de escamas comuns e transparentes no padrão
 vermelho e branco, "Sakuranishiki"

Preto e Branco
Azul e Branco, "Hagoromo-Ranchu"


Azul, "Ao-Ranchu"

Marrom, "Cha-Ranchu"

Preto, "Kuro-Ranchu"

"Kirin-Ranchu"
Preto e Laranja, "Tora-Ranchu"
Preto e Amarelo, outro "Tora"
Todas escamas transparentes, "Momiji-Ranchu"
Albino, "Albino-Ranchu"

O meu maior sonho é aprimorar todos esses tipos até atingir os padrões do Ranchu japonês tradicional, algo que com certeza é muito difícil e demorado mas, pretendo tentar mesmo assim, afinal imaginem só todas essas espécies nadando num mesmo lago!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Vigésimo terceiro concurso Kingyo Nippon Ichi Taikai

O domingo foi bem intenso, devido a ansiedade não consegui dormir direito e já estava acordado às 2:30 da madrugada, aproveitei então para checar meus peixes (1Edonishiki adulto, 3Edonishikis filhotes e 1Hagoromo Ranchu filhote) e embalei todos, carregar tudo sozinho até o carro não foi fácil, às 6:00 passei na criação do meu amigo Andou Hiroshi para pegar os peixes que tinha combinado com ele (1 Ranchu filhote e 1Azuma Pérola filhote), saindo de lá fui até a cidade de Hamamatsu onde me juntei com um grupo onde estava também o Sensei Nakagawa e fomos juntos para Yatomi.
Já no local do evento encontrei vários amigos que sempre estão presentes nesses concursos, inclusive o Oda-san, um mestre na criação de Edonishiki. Depois de soltar os peixes nas devidas bacias também pude conversar com muitas pessoas. Logo se deu início a avalição dos peixes adultos, aqui vou explicar mais ou menos como é feita a avaliação lá, os membros do júri escolhem os 5 melhores peixes dentro de uma espécie e depois fazem uma votação secreta com pontuação para cada um dos 5, determinando assim desde o primeiro ao quinto colocado pela soma de pontos. Somente o primeiro colocado é levado para uma fileira especial onde estarão os vencedores de cada espécie, num total de 28 tanto para a categoria de filhote como a de adulto. Depois de alinhados todos os primeiros colocados, começa uma votação para a escolha de 10 peixes que recebem premiação especial e de dentro desses dez o mais votado é condecorado com o prêmio de campeão geral em cada uma das duas categorias.

Continuando o que estava dizendo mais acima, logo veio o resultado do Edonishiki adulto, o meu peixe ficou na segunda posição e ganhou um prêmio de "brava disputa", um resultado muito satisfatório dentro do nível que apresentavam os demais. Fiquei muito contente pois esse peixe levei também no concurso de Toquio em abril onde ele não obteve nenhuma colocação e no de Shizuoka em setembro onde ficou em terceiro lugar. 


Tivemos um tempo para um pequeno lanche até terminar a avaliação da categoria adulta, quando voltamos já havia começado a parte dos filhotes, bem na hora em que avaliavam os Ranchus, logo vi que um dos 5 era o peixe que levei, terminada a votação ele foi levado como o vencedor da espécie, na mesma hora enviei uma mensagem avisando o meu amigo.


Em seguida vieram várias pessoas parabenizando, e quando percebi já estava na votação do Edonishiki, do local de onde eu estava só deu para ver que dois dos meus peixes estavam entre os 5 melhores, também vi que alguns do Oda-san também estavam. Terminada a avaliação vi o meu peixe sendo levado para a fileira, não conseguia conter minha euforia. Depois de acalmar um pouco pude ver que obtive também a terceira colocação. 



Pouco depois saiu também a colocação do Azuma Pérola em segundo lugar, ganhou também o "brava disputa" e "peixe raro"



O Hagoromo Ranchu infelizmente não conseguiu qualificação, vou ficar devendo uma foto.
Logo começou o júri final para escolher os 10 de cada categoria para a premiação especial, o Edonishiki não conseguiu entrar mas o Ranchu entrou e ainda obteve o primeiro entre todos, tivemos que almoçar às pressas para não nos atrasarmos na premiação.




Esse ano teve número recorde de participação ultrapassando a marca dos 700peixes, torço para que a cada ano esse e outros torneios tenham mais e mais participantes.
Quero aproveitar aqui para agradecer a todos que me acompanham, a todos que por mim torceram, e em especial aos meus grandes mestres Sr Andou por sempre me incentivar e ainda deixar seus peixes à minha disposição, Sr Nakagawa que está sempre me ensinando algum detalhe na criação e manutenção, e Sr Oda que me forneceu as matrizes das quais hoje crio meus edonishikis. Não teria fim minha lista de gratidão aqui.

 


Muito Obrigado!!

domingo, 2 de outubro de 2016

Concurso de Ranchu


Hoje fui ver o concurso anual da "Kin Yuu Kai", uma das mais antigas e tradicionais associações de criadores de Ranchu do Japão. Essa foi a centésima quinta edição do concurso, ou seja, a associação já tem 105 anos.
O concurso é dividido em 3 categorias, "Tousai"(primeiro ano de vida), "Nisai"(segundo ano) e "Oya"(terceiro ano ou mais).
Alguns de meus amigos que participaram obtiveram excelentes resultados, Sr Nakagawa ficou com a nona colocação na categoria Tousai dentro de mais de 200 peixes! E o Sr Andou com a primeira colocação na categoria Oya! Parabéns aos dois !


Sr Andou sentado à direita.



sábado, 1 de outubro de 2016

Edonishiki & Edonishiki

Aqui alguns dos Edonishikis que nasceram em abril, alguns daqui pretendo levar no concurso do Kanto Sairin Kai, mas ainda não tenho certeza.


E aqui os que participaram em Shizuoka, alguns pretendo levar para Yatomi.