domingo, 31 de dezembro de 2017

Fechando bem o ano

O fato de ter chegado ao Brasil depois do inverno me deixava um pouco despreocupado com relação à fase de reprodução dos meus peixes, não tinha a intenção de chegar aqui e já ter que entrar na correria, só que conversando com alguns amigos brasileiros já com experiência na reprodução de seus kinguios, soube que aqui no Brasil os peixes se cruzam mais vezes ao ano, e pra minha maior surpresa foram os peixes que nasceram no começo deste ano que apresentaram os primeiros sinais de acasalamento, uma experiência nova para mim pois, no Japão eu sempre tirava as ninhadas de peixes do segundo ao quarto ano de vida.

No terceiro dia após os peixes apresentarem os sinais, pela manhã os machos já perseguiam a fêmea que ia desovar. Os ovos saíram pequenos devido a idade e tamanho da fêmea, também não eram muitos, comparando com as ninhadas que cuidei até hoje mas, com bom aproveitamento na fecundação salvei uma boa quantidade.
Eu já tinha providenciado as artêmias para eclosão mas, eram de má qualidade, estou acostumado a obter nível de eclosão de 90% pra cima, mas essa não devia chegar nem a 10%. Com ajuda de um amigo pude encomendar de outro fornecedor e estou torcendo para que sejam melhores.


Pra minha sorte chegaram do Japão as redes que uso para o manejo dos alevinos, além de alguns pacotes de ração.
No Japão eu jamais teria tirado uma ninhada em dezembro, um peixe nascido nessa época já não conta como filhote assim que muda o ano, ou seja, ele sempre estaria em desvantagem competitiva comparado aos outros nascidos no mesmo ano. E além do mais, cuidar de uma ninhada em meio ao inverno de lá iria além da minha capacidade física e financeira, rss.



                 os ovos fecundados ficam amarelos


Logo após a eclosão


                              Ainda quietinhos


No terceiro dia já nadando em busca de alimento


                já na espera da primeira seleção


Redes de manejo



Deixo aqui meu agradecimento pela torcida para que pudesse iniciar essa nova fase que vem se realizando e aproveito para desejar a todos não apenas um ano novo mas, um futuro repleto de conquistas!

Muito obrigado!


Boas Festas!

  e

Até a próxima!